2ª edição do Porto Hack Santos

Maratona de inovação e inclusão sociodigital promete agitar a baixada santista

Vem com a gente construir “um porto para o futuro”, nos dias 30 e 31 de julho, no Terminal Concais, em Santos. Para participar, inscreva-se no texto abaixo.

A 2ª edição do PORTO HACK SANTOS vai propor soluções tecnológicas comunitárias para melhorar os processos portuários e logísticos do comércio exterior brasileiro, como também aproximar a comunidade local do maior complexo portuário do País. A ideia do evento, promovido pela ABTRA nos próximos dias 30 e 31 de julho, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais), é que os projetos apresentados pelos times de competidores possam ser desenvolvidos e implantados no Porto de Santos.

Além disso, em paralelo à competição conhecida como hackathon, a comunidade da Baixada Santista poderá participar de toda uma programação que faz parte do projeto “Um porto para o futuro”, organizada pelo Instituto AmiGU com base nos conceitos “inovação”, “inclusão sociodigital” e “equidade de gênero”.

HACKATHON VAI ENCARAR DOIS DESAFIOS DO PORTO – Com o tema “Conectividade Exponencial”, o PORTO HACK SANTOS vai reunir, ao longo de 35 horas, 50 competidores divididos em dez times para apresentar soluções tecnológicas a dois desafios. Um deles é integrar terminais portuários, recintos alfandegados, praticagem, rebocadores, autoridade portuária e outros atores envolvidos na entrada e saída de navios no porto para otimizar os serviços ao comércio exterior, a partir do projeto de port community system. O outro – disputado, mentorado e julgado exclusivamente por mulheres especialistas na área! – é prospectar novos modelos de negócio com base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente até os recintos alfandegados no porto.

TIME CAMPEÃO VAI RECEBER O PRÊMIO DE R$ 25 MIL – Os competidores do hackathon foram selecionados com base em seus currículos individuais e divididos em equipes multidisciplinares formadas por especialistas em: negócios; marketing/vendas; product owner/service design; desenvolvedor front end UX/UI; desenvolvedor back end; e desenvolvedor de tecnologias específicas (inteligência artificial, blockchain ou internet das coisas).

A maratona começa no sábado pela manhã, com um tour marítimo pelo Canal do Porto de Santos e o detalhamento dos desafios a serem enfrentados pelas equipes, que vão mergulhar fundo nas propostas de soluções tecnológicas para serem apresentadas no final da tarde de domingo. Elas serão analisadas e julgadas por 12 autoridades do setor, com base nos critérios: adequação ao tema, criatividade, qualidade do desenvolvimento, aplicabilidade e viabilidade da execução.

O time campeão vai receber o prêmio de R$ 25 mil, além de apoio técnico e comercial para inserir a solução tecnológica no mercado.

CONSTRUINDO UM PORTO PARA O FUTURO – Nos mesmos dias 30 e 31 de julho, o terminal Concais também será palco de uma jornada aberta à comunidade que, pela primeira vez, vai unir o debate sobre porto, comércio exterior e inovação. O projeto “Um porto para o futuro”, organizado pelo Instituto AmiGU, incluirá exposições de tecnologias, como Inteligência Artificial, 5G e Internet das Coisas, e seis painéis com lideranças femininas de todo o País que vão discutir a empregabilidade nos portos, entre outros temas.

O projeto também inova ao incentivar a equidade de gênero no setor. Por isso, a meta é que todas as atividades tenham a participação de pelo menos 50% de mulheres.

O site www.umportoparaofuturo.org.br traz a programação completa. Mas já estão confirmadas as presenças da diretora da ANTAQ, Flávia Takafashi, da diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap, da coordenadora-geral de Gestão de Portos SNPTA/MINFRA, Fernanda Machado, da VP e fundadora do HUB Mulheres no COMEX, Carolina Marchioli, e da fundadora do Juicy Hub, Ludmilla Rossi.

Serão ainda ministradas duas oficinas de inclusão sociodigital voltadas a 30 jovens da comunidade para introduzi-los no mercado portuário e no campo da tecnologia; uma delas vai reunir menores aprendizes do CAMPS e a outra será destinada a alunas da FATEC.

PARA PARTICIPAR É PRECISO SE INSCREVER! – A previsão é que cerca de 500 pessoas – entre visitantes, expositores, painelistas, competidores, mentores, jurados e voluntários – participem presencialmente das atividades ao longo desse final de semana, podendo também ser acompanhadas pela internet.

Confira a agenda completa e, para participar das atividades, inscreva-se em: www.umportoparaofuturo.org.br.

 

APOIOS E PATROCÍNIOS – O PORTO HACK SANTOS conta com os apoios institucionais da Santos Port Authority (SPA), do Ministério da Infraestrutura (Minfra) e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que fornecerão seus dados abertos para o desenvolvimento das soluções. Conta também com os apoios da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), a participação ativa das empresas associadas da ABTRA e o reforço de entidades envolvidas na conectividade do porto e com o comércio exterior brasileiro.

Realização – A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) é uma das mais tradicionais associações empresariais portuárias do Brasil, atuando há mais de 30 anos na defesa dos interesses de suas associadas junto aos órgãos reguladores, fiscalizadores e formuladores de políticas públicas para o setor. Tem como vocação promover e incentivar a inovação no setor, em benefício de seus terminais e recintos alfandegados associados, do conjunto da comunidade portuária e dos clientes dos portos brasileiros.

Organização – O Instituto AmiGU de Inclusão Sociodigital trabalha com pessoas de baixa renda e principalmente mulheres, com foco para a nova economia e com o objetivo de promover a formação de resolvedores nas comunidades em todo o País, em especial em regiões portuárias pelo projeto “Um Porto para o Futuro”. A entidade destina 100% das receitas líquidas para ações que tornam pessoas parte do problema e parte também da solução pela educação.

PROGRAMAÇÃO

 

Sábado (30/7)
10h30 – Tour marítimo pelo Canal do Porto de Santos (apenas para os competidores)
12h – Abertura do Hackaton (apenas para convidados, inscritos e patrocinadores)
13h30 – Painel Conectividade Exponencial
14h – Início da Maratona e Mentorias
15h15 – Painel #PortoHackDelas
17h – Painel Porto Para Todos

Domingo (31/7)
10h – Painel Empregabilidade
11h45 – Painel Transformação Digital
14h30 – Painel Inclusão Sociodigital
17h – Apresentação das soluções do Porto Hack Santos
19h – Encerramento

Serviço:
2ª edição do Porto Hack Santos
Evento híbrido
Data: 30 e 31 de julho de 2022
Local: Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) – Armazém 25 Interno do Porto de Santos
Mais informações e programação: www.portohacksantos.com.br e www.umportoparaofuturo.org.br

Data

jul 30 - 31 2022
Expired!

Tempo

10:30 - 19:00
Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) – Armazém 25 Interno do Porto de Santos

Localização

Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) – Armazém 25 Interno do Porto de Santos
Santos
Website
https://www.portohacksantos.com.br/

Sigam e curtam-nos!!

julho 2024

DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
Events for 1st julho
Sem Eventos
Events for 2nd julho
Sem Eventos
Events for 3rd julho
Sem Eventos
Events for 4th julho
Sem Eventos
Events for 5th julho
Sem Eventos
Events for 6th julho
Sem Eventos
Events for 7th julho
Sem Eventos
Events for 8th julho
Sem Eventos
Events for 9th julho
Events for 10th julho
Events for 11th julho
Events for 12th julho
Events for 13th julho
Events for 14th julho
Events for 15th julho
Sem Eventos
Events for 16th julho
Sem Eventos
Events for 17th julho
Sem Eventos
Events for 18th julho
Sem Eventos
Events for 19th julho
Sem Eventos
Events for 20th julho
Sem Eventos
Events for 21st julho
Sem Eventos
Events for 22nd julho
Sem Eventos
Events for 23rd julho
Sem Eventos
Events for 24th julho
Sem Eventos
Events for 25th julho
Sem Eventos
Events for 26th julho
Sem Eventos
Events for 27th julho
Sem Eventos
Events for 28th julho
Sem Eventos
Events for 29th julho
Sem Eventos
Events for 30th julho
Sem Eventos
Events for 31st julho
Sem Eventos

Posts recentes

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.