XConf Brasil 2022

XConf é nossa conferência anual, criada por tecnologistas para tecnologistas que se preocupam profundamente com o impacto do software no mundo.

O evento é realizado em várias regiões em todo o mundo, contando com um grupo diverso de palestrantes e cobrindo uma ampla gama de temas. Junte-se a nós no dia 17 de agosto de 2022 para saber em primeira mão como nossas lideranças de pensamento trabalham colaborativamente para criar, evoluir e inovar para tornar a tecnologia melhor.

Programação

Agosto de 2022.

10:00

Abertura do evento

Renan Martins e Camila Bastos

Sala Impacto Extraordinário

Abertura da XConf com Renan Martins, Head de Tecnologia e Camila Bastos, Diretora de Tecnologia da Thoughtworks.

10:15

Construindo um checkout agnóstico através de micro frontend para prover a melhor experiência de pagamento

Laura Melo & Victor Hossepian (Natura & Co)

Sala Impacto Extraordinário

A apresentação aborda a construção de um checkout com diversas formas de pagamento nas versões Android, iOS e Web. Ao utilizar o conceito de micro frontends, construímos um produto que permite evoluções – como a adição de novas formas de pagamento ou melhoria nas atuais – sem dependência com os clientes, possibilitando uma maior eficiência do time. A construção do checkout foi pensada para atender, de maneira flexível, diversas marcas, países e moedas. Com isso, o checkout pode ser evoluído de forma única e suas funcionalidades utilizadas por diversas jornadas, reduzindo o time-to-market de evoluções e removendo a necessidade de integração das jornadas com o gateway de pagamento.

10:15

Acessibilidade digital para negócios e tecnologia

Isabel Mendes e Julia Bezerra

Sala Tech @ Core

Já passamos a marca de 16 milhões de sites ativos no Brasil, porém, menos de 1% estão acessíveis. Considerando somente o número de pessoas com deficiência, temos 1/4 da população que não consegue acessar esses sites ou ainda aplicativos móveis.
Nessa palestra iremos falar sobre os motivos do porquê você deve fazer seus produtos acessíveis, desde o fato de ser lei, de termos diretrizes para um desenvolvimento acessível, de gerar valor aos negócios e de quem é o dever de fazer tudo isso acontecer.

10:45

Transformando KPIs de negócio em métricas acionáveis pelo time de produto

Thiago Stürmer

Sala Impacto Extraordinário

O objetivo da palestra é ajudar times a medirem o impacto gerado por suas ações no negócio com maior nível de confiança e rapidez. É muito comum que as empresas acompanhem e persigam resultados que são baseadas em ações passadas, como receita, vendas e cancelamentos (indicadores lagging). Definir métricas que impactam a performance futura, diretamente acionáveis e de simples acompanhamento (indicadores leading) é fundamental para guiar os processos de priorização e acompanhamento das entregas do time.

10:45

AARM (Agile Architecture Risk Management) – Conectando negócio e tecnologia na construção plataformas digitais

Rodrigo Pinheiro e Cristiano Gomes (Bradesco)

Sala Tech @ Core

A metodologia Agile Architecture Risk Management (AARM), tem como objetivo tornar a gestão da arquitetura e riscos mais próximas do time,
ao mesmo tempo, que fundamenta decisões arquiteturais com visões de negócio, trazendo a vista riscos que estão latentes em decisões arquiteturais. Nessa apresentação, iremos abordar como aplicar a técnica AARM e um estudo de caso real de construção de uma plataforma digital.

11:15

Case Big Game BBB – aprendizados na construção de um MVP para o maior reality show do Brasil

Romario Ananias Nicacio

Sala Impacto Extraordinário

Big Game BBB é o Fantasy Game oficial do BBB. Desenvolvido pela Globo em parceria com a Thoughtworks, aplicativo entreteve o público do programa com experiência interativa que aumenta o engajamento com o reality show.
O tempo era curto: três meses para desenvolver e lançar um MVP em sincronia com a estreia do BBB22. Foi necessário muitos momentos de descoberta para entender quais funcionalidades trariam mais valor para as pessoas usuárias e proporcionar uma experiência fluida e envolvente.
Apresentaremos alguns desafios e aprendizados com a construção desse produto.

11:15

Abordagens para acelerar a transformação cultural de produto

Caetano Oliveira e Thuane Cipriana

Sala Tech @ Core

Em um cenário de mentalidade de projetos com cultura de entrega única, times temporários, feedback do usuário somente ao final da entrega, é frequente que o negócio dite as prioridades de produto e os processos de estratégia e descoberta ainda não estejam estabelecidos. Iremos contar o caso de uma das nossas clientes, onde desenvolvemos duas abordagens distintas para semear a cultura, estabelecer princípios e amadurecer as práticas de produto.

11:45

Intervalo

13:30

Arquiteturas de Software, Produtos e Jornadas de Usuário, o que estamos deixando passar?

Giuseppe Pereira

Sala Impacto Extraordinário

A pouco tempo a indústria de software começou a trabalhar orientada a produtos ao invés de projetos, e isso ocasionou muitas coisas estranhas no dia-dia de times de TI no meio dessa adaptação. Nessa palestra será compartilhado como a combinação de arquiteturas de software e produto, potencializam as jornadas de usuário e evolução do software; e como os times técnicos e os times de produto podem se alinhar através do uso de Domain Driven Design e Event Storming como ferramentas de trabalho.

13:30

Impactos causados num time de dados ao aplicar técnicas de Product Thinking

Luma Côrrea e Julia Murano

Sala Tech @ Core

Nesta apresentação, falaremos sobre aplicação de técnicas de Product thinking em um produto de dados como forma de obter entendimento de como os dados são produzidos a partir do comportamento do usuário.  A nossa intenção é mostrar um cenário abordando dois tempos contrapostos:
(i) um primeiro momento em que a primeira versão do produto entregue pelo time apresenta baixa confiabilidade em relação aos dados entregues devido a um desenvolvimento focado meramente em questões técnicas; (ii) um segundo momento – em resposta ao problema ocorrido no primeiro – o time decidiu mergulhar no aspecto de negócio e no desenvolvimento centrado no usuário através de uma metodologia própria baseada no pensamento de produto, o que gerou importantes melhorias nos dados e no Ownership do time sobre o fluxo de dados do negócio, habilitando percepções e melhorias que impactaram além da entrega técnica do produto de dados.  Queremos dividir com a comunidade os desafios e aprendizados como tecnologistas consultoras, especialmente no impacto e transformações sobre visão de produto e cultura de dados em times altamente técnicos e dentro do ambiente dinâmico de negócio.

14:00

Produtos de dados: entendendo conceitos e aplicações práticas com cases reais

Alyssandra Ruggiero

Sala Impacto Extraordinário

Essa palestra tem o objetivo de compartilhar com a comunidade de tecnologia a importância do pensamento de produto em projetos de dados. Através da descrição dos tipos de produto de dados, queremos mostrar que o pensamento de produto pode ser aplicado em praticamente todas as etapas do ciclo, desde a obtenção dos dados até a criação e desenvolvimento de produtos inteligentes, visualizações em Dashboards e plataforma self-services, por exemplo. Nossa abordagem pretende mesclar teoria e prática, através da apresentação de cases reais.

14:00

Trackeando a movimentação cultural econômica e sociais de uma Troça Carnavalesca

Antonio Aureliano

Sala Tech @ Core

Fazer uma bloco de Carnaval é uma honra, trazendo a incrivel oportunidade de melhorar como pessoa e contribuir para a cidade. Mas  entender como uma Troça Carnavalesca  é econômica e socialmente multiplicada é ainda mais fascinante. Por trás de camisas existem costura, bordado e industrias. Por trás de músicos, existe chance, inclusão, transformações, educação e tradição.  Por trás de um boneco gigante existe cerámica, museus, amor e resistência. Tudo isso em uma dinâmica que a cada 1 real investido, 17 são movimentados. Essa talk tem a missão de fazer enxergar a Matrix para explicar, em algoritmo, que a cada vez que Vassourinhas vem, o fundo da Toca do Coelho vibra forte em uma dinâmica que impacta positivamente o meio de vida de muita gente.

14:30

Nada sobre nós sem nós – como a tecnologia pode empoderar (ou excluir) pessoas

Raquel Bernabó

Sala Impacto Extraordinário

Apresentação de princípios do design participativo, ético e responsável na construção de produtos e serviços, e como precisamos ser intencionais nestes aspectos ao projetar soluções de tecnologia.

14:30

4 Métricas fundamentais da DORA – O que é importante saber antes de adotá-las?

Guilherme Colodetti e Carlos Eduardo Polegato (Globo)

Sala Tech @ Core

Em praticamente qualquer organização medir a performance de entrega de software e eficiência operacional é um problema recorrente. As 4 métricas fundamentais indicadas pela DORA dão um ótimo ponto de partida para medir algo complexo de forma estatisticamente comprovada.
Contudo, estamos vendo cada vez mais empresas construindo grandes sistemas de software para calcular essas métricas e muitas delas estão falhando. Nessa palestra vamos discutir os erros comuns e dar alguns possíveis caminhos para resolver esse problema.

15:00

Escalando um gigante: como a AB Inbev alavancou sua plataforma de B2B globalmente

Larissa Rosochanskys & Thiago Zampa (AB InBev)

Sala Impacto Extraordinário

ABI possui hoje mais de 50% de seu faturamento vindo dos canais digitais, boa parte por meio do e-commerce global BEES. Vamos falar sobre como uma cervejaria conseguiu adotar a tecnologia como prioridade e os desafios e aprendizados dessa jornada.

15:00

Programa Inclua: um case de inclusão e acessibilidade

Fernando Fernandes e Grazi Mendes

Sala Tech @ Core

A palestra tem o intuito de apresentar o Programa Inclua, um projeto desenvolvido com o objetivo de fomentar a cultura da inclusão e da acessibilidade na Thoughtworks. A palestra abordará, ainda, todo o caminho percorrido pelo Programa Inclua até sua etapa atual, apresentando momentos marcantes deste caminho.

15:30

Pareamento voltado a domínio de negócio – potencializando o desenvolvimento iOS, Android e Web

Vitor Viganó & John Martins

Sala Impacto Extraordinário

Em projetos com múltiplas tecnologias, tende-se a criar silos de conhecimento restritos a cada uma delas. É comum vermos times iOS, Android e Web trabalhando de forma isolada e ignorando a troca de informações sobre o domínio de negócio, o qual muitas vezes é similar em todas as frentes. Através da nossa experiência, ao estruturar equipes e práticas de acordo com esses domínios e de maneira agnóstica a tecnologia, antecipamos possíveis problemas e maximizamos o nosso fluxo de entrega e de geração de valor.

15:30

Bill of materials: gerenciamento de dependências de software feita de maneira responsável

Bruno Bacelar

Sala Tech @ Core

Através do retrospecto de alguns ataques de cadeia de fornecimento que tiveram grande repercussão na indústria de software, serão trazidas algumas provocações a fim de lançar um olhar mais atento sobre questões políticas e econômicas que envolvem software livre. Além disso, será feito um levantamento de ferramentas disponíveis para o mapeamento da lista de materiais de software, e como isso pode ser útil para as empresas.

16:00

Mocks, Flavors e Schemas: A combinação que utilizamos para agilizar o feedback no nosso processo de releases Mobile

Ana Ludmila & Aline Ayres

Sala Impacto Extraordinário

Aqui na Thoughtworks nós perseguimos a excelência ao trabalhar com agilidade, entrega e integração contínuas. Em nossa conversa, vamos trazer para debate uma solução que implementamos para um contexto específico, onde havia a necessidade de melhorar a velocidade do diagnóstico a respeito da saúde dos aplicativos mobile durante o processo de release, além de diluir a responsabilidade das validações de uma versão candidata para todos os times envolvidos.

16:00

Design e Data na construção de estratégia de CX

Camila Bermúdez e Aloysio de Souza (Natura & Co)

Sala Tech @ Core

Vamos compartilhar nossos aprendizados sobre como uma iniciativa com a metodologia de Design de Serviços se uniu à análise de dados para se aprofundar no contexto de um país latino americano. Com isso, conseguimos validar hipóteses e tomar decisões estratégicas informadas de negócios e de produtos digitais.

16:30

Data Quality: da teoria à prática. Como implementamos uma estratégia de qualidade de dados

Paloma Ribeiro e Taluna Mendes

Sala Impacto Extraordinário

A apresentação fala da jornada na aplicação de uma estratégia de qualidade de dados em um cenário real de projeto de dados seguindo os passos de: (i) Identificação dos atributos de qualidade; (ii) Automatização das validações das métricas de qualidade; (iii) Monitoramento do resultado das validações. Compartilharemos os resultados obtidos com a implementação desta abordagem e a relevância de se ter uma rotina de Qualidade de Dados no dia-a-dia de um projeto de dados.

16:30

DDD e Extensibilidade: adicionando PIX a plataformas de pagamentos

Francisco Fernandes

Sala Tech @ Core

Uma preocupação comum em arquiteturas de sistemas é como pode-se evolui-la sem grandes impactos em suas funcionalidades já existentes. Ao pensar-se em alto nível, não raro, conceitos de uma determinada parte da arquitetura tendem a colidir quando novos termos do domínio de negócio não são devidamente delineados e, por consequência, aumenta-se a dificuldade ao acoplar novas capacidades. As ferramentas estratégicas de Domain Driven Design, como Linguagem Ubíqua, Contextos Delimitados e Mapas de Contextos, são fundamentais na determinação de no quê pode-se atuar prioritariamente para acrescentar novas funcionalidades em um produto. Esta apresentação, ao delinear uma arquitetura orientada a eventos de um sistema de pagamentos projetada via DDD, discorre no acréscimo de PIX como nova funcionalidade se utilizando de tais ferramentas.

17:00

Flexibilidade e criatividade para quebrar os métodos de Design

Fernando Rocha & Raquel Lemos (Handmade Design)

Sala Impacto Extraordinário

O design enquanto processo é só um meio para discutirmos ideias e resolvermos problemas. Nem sempre um método, ou uma abordagem, como escrita no livro, vai se encaixar no cenário real. Quando entendemos como meio e não apenas como um fim, é essencial sermos flexíveis, transformando frustrações ou problemas em oportunidades para o novo. Nessa palestra traremos exemplos reais, do nosso dia a dia, trabalhando com diferentes clientes, de como usamos a criatividade para adaptar e transformar o método e chegar a novas abordagens e soluções.

17:30

Intervalo

17:45

Painel: Tecnologias Emergentes e Negócios por um futuro mais justo

Nina da Hora, Rosi Teixeira e Larissa Santiago (Blogueiras Negras) – Com Renata Gusmão, na mediação

O Playbook de tecnologia responsável da Thoughtworks traz a seguinte frase “Estamos nos esforçando para chegar a um estado em que a tecnologia não nos explore, mas que ela nos apoie”.

As novas tecnologias sempre impulsionam disrupções nos negócios. Produtos e serviços são criados ou evoluídos sempre gerando impactos importantes na sociedade. Se formos intencionais em gerar sempre o melhor impacto possível do que criamos no mundo, podemos criar futuros melhores para cada vez mais pessoas.

18:45

Intervalo

19:00

Keynote: Architectural governance through Fitness Functions: an evolutionary approach

Rebecca Parsons

A Arquitetura Evolutiva está se estabelecendo como uma abordagem para gerenciar características críticas de arquitetura enquanto tecnologia e realidades de negócios mudam em torno delas. Função de aptidão é um componente central das arquiteturas evolutivas e fornecem um meio para a governança arquitetural, a principal preocupação da maioria das pessoas arquitetas de software. Esta palestra apresentará os princípios básicos da arquitetura evolutiva e, em seguida, demonstrará como as função  de aptidão suportam apoiam a governança arquitetural através de vários exemplos reais.

https://www.thoughtworks.com/pt-br/about-us/events/xconf/2022/brasil

 
  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

ago 17 2022

Tempo

10:00 - 19:00

Localização

Online
Online
Website
https://thedevconf.com/tdc/2021/innovation
Categoria

Mídias Sociais

Mensalmente Semanalmente Diariamente Lista Grid Tile
agosto 2022
setembro 2022

Hackathon PegaBot

https://www.hackathonpegabot.com.br/ O HACKATHON Um final de semana para criação coletiva de inovações ...
02 - 04 set
19:00 - 20:30
Online
Online
Nenhum evento encontrado!

Posts recentes

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.